Raimar Richers

Zurique, Suíça. 1926

O economista Raimar Richers foi um dos fundadores da FGV (Fundação Getúlio Vargas), instituição de excelência e referência de ensino no Brasil e no exterior.

 

Nascido em Zurique, em julho de 1926, Raimar Richers veio ao Brasil ainda criança e começou seus estudos no Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo.

 

Entre 1944 e 1945 estudou no Instituto Mackenzie e, depois, voltou à Suíça, onde freqüentou a Faculdade Jurídica da Universidade de Berna.

Preparou sua dissertação na biblioteca das Nações Unidas, em Genebra.

 

De novembro de 1951 a junho de 1954 foi chefe do departamento de economia da General Motors do Brasil.

 

Ainda hoje ligado à instituição que ajudou a criar, Raimar Richers é professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Foi o coordenador da publicação “Segmento de mercado – opção estratégica para cenários conturbados”.

 

Ainda que nascido na Suíça, o economista não é suíço já que a legislação do país prevê a nacionalidade como hereditária, o que não é seu caso já que toda sua família era alemã. Mesmo assim, seus vínculos com a Suíça foram sempre intensos até sua morte em 2002, tendo sido casado com uma cidadã suíça com quem teve seus dois filhos.

Voltar